Página Inicial UFC

-

Seminário Internacional sobre “Trajetórias de Desenvolvimento Local e Regional: uma comparação entre as Regiões do Nordeste Brasileiro e a Baixa Califórnia (México)

ARTIGOS

Prof. Dr. Jair do Amaral Filho-RIC/Caen/UFC
-- Globalização, transformações estruturais e o desenvolvimento local e regional, um olhar sobre o Nordeste brasileiro.

Dra. Fernanda Ferrario de Carvalho –Sudene
-- Sudene: do desenvolvimento cepalino ao desenvolvimento endógeno.

Prof. Dr. Francisco de Assis Costa – NAEA/UFPA
-- Trajetórias Tecnológicas como Objetivo de Política de Conhecimento para a Amazônia: Uma Metodologia de Delineamento.

Prof. José Eduardo Cassiolato-Redesist/UFRJ
Profa. Dra. Helena M. M. Lastres/BNDES

-- Discussing innovation and development: Converging points between the Latin American scholl and the Innnovation Systems perspective?

Prof. Dr. Yves Fauré-Pôle Universitaire Guyanais
-- Guiana Francesa : riqueza e fragilidade numa economia periférica.

Prof. Dr. Jorge Carrillo – Colef
-- Productos maduros de alta tecnología en cadenas globales: electrónica y autopartes.

Prof. Dr. Noé Arón Fuentes – Colef
-- Elementos de la Política de Desarrollo Empresarial: El caso de Baja California, México.

Profa. Dra. Sárah Eva Martínez Pellégrini – Colef
Clusters y sistemas productivos locales, competitividad y articulación en las regiones: Baja California, México.

Prof. Dr. Alfredo Hualde-Colef
Prof. Dr. Redi Gomis

-- La innovacion em la industria de software em Baja Califórnia.

Profa. Dra. Maria Cristina Pereira de Melo – RIC/UFC
-- As empresas incentivadas e o perfil exportador do Estado do Ceará em um ambiente globalizado.

Prof. Dr. Carlos Américo Leite Moreira-RIC/UFC
Profa. Dra. Inêz Silvia Batista Castro-RIC/BNB

-- Reestruturação da Indústria de Calçados na Região Nordeste nas décadas 1990/00.

Prof. Dr. Hamilton Ferreira Júnior-UFBA
Prof. Mestre Lúcio Flávio da Silva Freitas
Prof. Mestre Fábio Batista Mota

-- Em direção a uma integração virtuosa: o caso da economia baiana.

Profa. Dra. Eveline Barbosa-RIC/UFC/IPECE

-- Os Arranjos Produtivos Locais como estratégia sustentável de redução da pobreza.

Prof. Dr. David Rosenthal-RIC
-- Capacitação tecnológica no Brasil: por que as políticas de C,T e I são pouco eficazes.

Profa. Mestre Mônica Amorim-RIC/UFC
Prof. Mestre Daniel da Mata-IPEA/IBEMEC

-- “The Cariri Region of Ceará and the Footwear Cluster”

Prof. Dr. Marcelo Callado-RIC/UFC
-- Federalismo Fiscal: os efeitos dos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e Municípios (FPM) na distribuição da renda Inter-regional e Interpessoal no Nordeste brasileiro.

Grupo Região, Indústria e Competitividade - RIC | Universidade Federal do Ceará - UFC